Pesquisadores encontram coronavírus em duto de ar de hospital

17/03/2020

Tolos e Coberturas retráteis

Pesquisadores encontram coronavírus em duto de ar de hospital

Amostras retiradas da pia e do vaso sanitário usados por um paciente com covid-19 também continham Sars-CoV-2.

Vestígios do novo coronavírus (Sars-CoV-2) foram encontrados em um duto de ar de um hospital em Singapura. A pesquisa sugere que pequenas gotículas respiratórias carregadas de vírus podem ser deslocadas pelo fluxo de ar e depositadas nas aberturas do sistema de ventilação.

Entretanto, não há evidências científicas de que o patógeno possa ser disseminado a partir de quartos de isolamento com pressão negativa, conforme destaca a professora Leo Yee Sin, diretora executiva do Centro Nacional de Doenças Infecciosas (NCID, na sigla em inglês) do país asiático.

Amostras retiradas da pia e do vaso sanitário usados por um paciente com covid-19 também apresentaram resultado positivo quanto à presença de Sars-CoV-2, enquanto as amostras pós-limpeza apresentaram resultado negativo, sugerindo que as medidas atuais de descontaminação desses ambientes são suficientes para higienizá-los.

Para o professor Kenneth Mak, diretor de serviços médicos do Ministério da Saúde de Singapura, as descobertas do NCID são consistentes, uma vez que os sistemas de ar condicionado de quartos de isolamento não são iguais aos aparelhos residenciais, que ficam no alto da parede e produzem pressão positiva.

leia na integra em: https://blogdofrio.com.br/pesquisadores-encontram-coronavirus-em-duto-de-ar-de-hospital/

Deixe seu comentário