17/02/2015

Limpeza de dutos, coifas e ar central

Está com sono no trabalho? Pode ser o excesso de CO2

Quem trabalha em prédios mais modernos sabe como são aquelas longas reuniões em salas onde as janelas não abrem e os termostatos são regulados como se quer, para economizar energia. Chega uma hora em que dá um sono quase invencível.

Estes ambientes artificiais podem estar resolvendo alguns problemas, mas causando outros, como se descobre agora. De acordo com cientistas americanos do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, altos níveis de dióxido de carbono em escritórios e salas de aula afetam nossa concentração e nossa capacidade de tomar decisões.

A fonte primária de CO2 em ambientes fechados são as pessoas. Do lado de fora, as concentrações típicas são de 380 partes por milhão. Dentro de salas, elas podem chegar a milhares. Estes níveis são resultado em parte de ventilação precária, pela necessidade do corte de consumo de energia nos edifícios.

No Instituto Fraunhofer de Circuitos e Sistemas Microeletrônicos em Duisburg, na Alemanha, pesquisadores vem tentando encontrar modos de diminuir a poluição interna.

O instituto, trabalhando com a empresa Athmer, projetou uma vedação nas portas que mede as concentrações de CO2. Um sensor registra os dados e, quando se alcança um limite, o sistema de ventilação é ligado, trazendo oxigênio novo para os cérebros cansados, conta o Tree Hugger.

A Resolução 09 da ANVISA determina que seja realizada semestralmente análise da qualidade do ar interior, para monitorar, entre outros parâmetros, o nível de CO2.

Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planeta-urgente/esta-com-sono-no-trabalho-pode-ser-o-excesso-de-co2/

Deixe seu comentário

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Continuar e Fechar