Ar limpo permite que as crianças desenvolvam pulmões maiores e mais fortes

06/10/2014

Tolos e Coberturas retráteis

Ar limpo permite que as crianças desenvolvam pulmões maiores e mais fortes

Um estudo recentemente publicado na revista New England Journal of Medicine indica que a poluição do ar afeta o desenvolvimento dos pulmões das crianças. W. James Gauderman, professor de medicina preventiva no USC Keck School of Medicine, disse que “agora podemos afirmar que melhorar a qualidade do ar nos permitirá ter uma saúde melhor”.

Para realizar este estudo foram selecionados estudantes de escolas públicas das comunidades mais poluídas ao sul da Califórnia: Long Beach, Mirna Colina, Riverside, São Dimas e Upland. Durante o desenvolvimento do estudo, houve uma redução nos níveis de dióxido de nitrogênio em 33% e a poluição de partículas diminuiu em 47% nas áreas de estudo. Ao melhorar a qualidade do ar nas diferentes regiões estudadas, pôde-se observar a evolução da saúde dos adolescentes participantes.

Foram incluídos no estudo adolescentes entre 11 e 15 anos, porque seus pulmões crescem rapidamente e as melhorias do organismo durante essa etapa permanecem por toda a vida.

A diretora de um colégio de Long Beach afirmou que notou a diferença na saúde das crianças como consequência da melhoria da qualidade do ar na região, indicando que, atualmente, são registradas menos doenças respiratórias entre os estudantes.

No sul da Califórnia, os veículos motorizados são a principal fonte de emissão de partículas, dióxido de nitrogênio e outros poluentes. Entretanto, os pesquisadores indicaram que não foi possível estabelecer o efeito originado por cada poluente, mas identificou-se que existe uma relação entre uma mistura de poluentes e o desenvolvimento dos pulmões dos indivíduos.

Fonte: http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa1414123

Deixe seu comentário