Benefícios de manter a qualidade em sistemas de ar condicionado

01/07/2015

Tolos e Coberturas retráteis

Benefícios de manter a qualidade em sistemas de ar condicionado

Os sistemas de ar condicionado têm finalidade de trazer conforto a partir do resfriamento do ar ambiente. Nada melhor que fechar as janelas e as portas, ligar o ar condicionado e deixar o calor para o lado de fora, não é mesmo?

Entretanto, quando a limpeza e a manutenção não são realizadas periodicamente, os sistemas podem trazer inúmeros prejuízos à saúde, além de danificar o funcionamento do equipamento de ar condicionado e aumentar a conta da energia elétrica.

Quais os benefícios da limpeza do sistema de ar condicionado?

Os condicionadores de ar que não são limpos periodicamente acumulam sujeiras e poluentes biológicos, físicos e químicos provenientes do ar ambiente, o que acarreta problemas à saúde e prejudica o funcionamento do equipamento. Veja os benefícios de executar a limpeza e manutenção regularmente e, assim, manter a qualidade do ar climatizado:

Redução de problemas de saúde

Fungos, bactérias, fumaça de cigarro e de veículos acumulados nos condicionadores de ar causam vários problemas de saúde. Doenças pulmonares crônicas, infecções respiratórias, câncer de pulmão, congestão nasal e ressecamento ocular estão entre os riscos de se conviver continuamente em interiores com ar climatizado de má qualidade.

Cabe ressaltar que crianças e pessoas com problemas respiratórios, pulmonares, alérgicos e cardiovasculares estão sob risco ainda maior de desenvolver esses problemas de saúde.

Diminuição de faltas e afastamentos do trabalho

Os problemas de saúde provocados pela permanência em interiores com ar condicionado que não é mantido adequadamente estão entre as principais causas de afastamento do trabalho.

Como a limpeza periódica dos condicionadores de ar reduz a ocorrência desses problemas, as faltas também são reduzidas.

Aumento da produtividade de funcionários

Com a melhoria da qualidade do ar climatizado, os funcionários terão menos problemas de saúde e mais conforto, aumentando a sua produtividade e satisfação no trabalho.

Redução do consumo energético pelos condicionadores de ar

A falta de manutenção dos condicionadores de ar sobrecarrega o seu sistema e aumenta o consumo enérgico. Dessa maneira, a manutenção periódica reestabelece o funcionamento normal reduzindo consideravelmente a sua conta de energia elétrica.

Aumento da vida útil dos condicionadores de ar

Os condicionadores de ar que passam longos períodos sem limpeza e manutenção podem ter as peças e funcionamento danificados, o que diminui o tempo de vida útil do equipamento.

Adequação da qualidade do ar à legislação brasileira

No Brasil, a Resolução 09, de 16 de janeiro de 2003, regulamenta a qualidade do ar climatizado e determina os padrões referenciais físicos, químicos e biológicos do ar de interiores climatizados por sistemas acima de 60.000 BTU/h. 

Manter as características do ar climatizado em conformidade com as especificações dessa portaria previne multas pela vigilância sanitária, além de aumentar a qualidade de vida dos ocupantes.

Como é feita a análise da qualidade do ar climatizado?

Para verificar se a qualidade do ar está dentro dos padrões estabelecidos pela RE 09 da ANVISA, é importante realizar uma análise semestralmente.

Os critérios e metodologia estabelecidos para análise da qualidade do ar pelas Normas Técnicas 01, 02, 03 e 04 da Resolução 09/03 de Agência Nacional de Vigilância Sanitária, serão:

•Contagem e identificação de gêneros fúngicos isolados no ar.

•Aerodispersóides (matéria particulada em suspensão no ar);

•Concentração de CO2;

•Temperatura;

•Umidade relativa do ar;

•Velocidade do ar.

 

Deixe seu comentário